Pular para o conteúdo

Como calcular a quantidade de comida que seu cachorro deve comer?

A conta é baseada em uma das nossas receitas perfeitamente balanceada para pets saudáveis e usa as seguintes variáveis: peso, porte, fase da vida, grau de atividade, estado corporal e estado reprodutivo.

Cada um destes fatores influencia no cálculo da seguinte maneira:

  • Peso: O cálculo da quantidade de comida deve ser baseado sempre no peso ideal do seu amigão. Então se ele estiver um pouco acima ou um pouco abaixo do ideal, vale a pena pesquisar sobre qual a faixa normal de peso da raça/porte dele. Dica: o seu veterinário de confiança pode te ajudar a calcular qual o peso ideal do seu pet!
  • Porte: O tamanho de um cachorro está diretamente ligado à quantidade de comida que ele irá precisar. Cães de portes pequenos tendem a comer percentualmente uma quantidade de comida maior em relação ao seu peso do que cães de porte grande! Lembre-se de usar sempre o porte do seu cão quando ele for adulto, caso esteja calculando para um filhote.
  • Fase da vida: Filhote, adulto ou idoso? Dependendo da fase de vida do seu cão, será recomendada uma quantidade maior ou menor de comida!
  • Estado reprodutivo: Se o seu amigão já foi castrado, ele provavelmente precisa de uma quantidade energética menor do que antes.
  • Grau de atividade: Cães que se exercitam muito precisam de mais energia do que cães sedentários. Sendo assim, o grau de atividade também precisa ser levado em conta na hora de fazer o cálculo de comida!

Além disso, o balanceamento da dieta é um fator importantíssimo para que a nutrição advinda da comida de verdade tenha benefícios duradouros na saúde do seu pet!

Quais são as referências para calcular os percentuais de ingredientes em dietas de alimentação natural para pets?

Toda dieta de alimentação natural comercial segue como base as tabelas nutricionais de órgão internacionais, como a AAFCO (The Association of American Feed Control Officials), a NRC (National Research Council) e a FEDIAF (The Europe Pet Food Industry.).

Estas entidades publicam de tempos em tempos os padrões nutricionais que são standart para a formulação de dietas, tanto de alimentação natural quanto de ração.

Softwares para formulação de alimentação natural para pets

Para formular as dietas de alimentação natural, profissionais veterinários e zootecnistas contam com o apoio de alguns softwares de formulação, como o Funcional Pet e o Nutrovet.

Estes softwares facilitam a composição da dieta, pois possuem em seu banco de dados todas as informações nutricionais de cada tipo de alimento e também as tabelas dos órgãos internacionais.

Após adicionar um alimento e a sua quantidade na receita, o software já baliza os macronutrientes, mostrando se existe deficiência, se está dentro do padrão ou se está em excesso.

Faça seu orçamento diretamente conosco!